Em reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior do ANDES-SN (Ifes) realizada neste final de semana (26 e 27) para discutir a Campanha Salarial 2024, as e os docentes avaliaram como imprescindível fortalecer a Jornada de Lutas, de 28 a 31 de agosto, para pressionar o governo a avançar nas negociações.
O governo convocou nova rodada de negociação para terça-feira (29), e, como o envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) deve ser feito em breve, é importante garantir previsão orçamentária do reajuste salarial no orçamento do próximo ano.
Confira abaixo a agenda da semana em Brasília
28/8: Corpo a corpo no Parlamento para pressão em favor de 3 eixos de negociação (retirada imediata da PEC 32, compromisso assumido pelo Governo Federal no Termo do Acordo nº1; fim da lista tríplice; e fim do impedimento da retroatividade de recomposição salarial, prevista no PLDO) + envio de Ofício ao MEC com pedido de audiência.
29/8: continuação das mobilizações junto a Parlamentares, incluindo a entrega de livro sobre as intervenções produzido pela ADUFC + participação, da Comissão de Negociação da Campanha Salarial 2024, na 4ª Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP e manifestação pública no local da negociação para pressionar em favor do atendimento das reivindicações.
30/8: ato da Campanha Salarial 2024, em unidade com categorias do Serviço Público Federal. Ainda no dia 30, o ANDES -SN tentará articular uma reunião com a bancada sindical – Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais para construir uma proposta a ser apresentada na nova Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, em 30 de agosto.
31/8: continuidade às visitas aos gabinetes dos Parlamentares, pressionando sobre os 3 eixos de negociação.