ANDES-SN exige resposta do governo, após adiamento da mesa de negociação

Em comunicado enviado às entidades das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais nesta segunda-feira (6), o governo anunciou o cancelamento da rodada da Mesa de Nacional de Negociação Permanente que aconteceria no dia seguinte.

Nas redes sociais, o ANDES-SN, que tem participado dos encontros e segue na luta pela recomposição salarial, reforçou a exigência de uma resposta da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, que ainda não conseguiu finalizar a avaliação da contraproposta apresentada pelo Fonasefe e Fonacate na reunião de 28 de fevereiro, quando as entidades representativas da categoria rechaçaram o índice de 7,8% apresentado pelo Planalto.

Reunião do Setor das Ifes

No último final de semana (4 e 5/3), foi realizada em Brasília reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para debater o processo de negociação salarial e as demais reivindicações da categoria deliberadas no ultimo Congresso através de nosso Plano de Lutas.

Segundo Magali Mendes de Menezes, que representou a Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, “a grande maioria das 32 seções presentes, inclusive o ANDES/UFRGS, votou pela defesa dos 26,94% de reposição salarial, e que essa posição deve ser afirmada na Mesa de Negociação”.

Diversas resoluções para a atuação em conjunto com as demais entidades de servidoras e servidores federais foram deliberadas, como priorizar e intensificar a luta pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos) e pelo arquivamento da PEC 32/20 (contrarreforma Administrativa). Uma nova reunião do Setor das Ifes deve ocorrer na próxima segunda-feira (13).

Calendário de Luta do Setor

As e os docentes aprovaram, ainda, a solicitação de audiências com o Ministério da Educação (MEC) para tratar da recomposição dos orçamentos e da revogação da Portaria da 983/2020, além de aprovarem a construção das pautas para Mesas Setoriais e de uma agenda de luta com as entidades da educação. Confira o cronograma de atividades para as próximas semanas:

15/3 – Dia Nacional de Luta pela Revogação da Reforma do Ensino Médio.
27 a 30/3– Mobilização nas bases por meio de diversas atividades das seções
sindicais (debates, panfletagens, assembleias) e audiência em Brasília com o MEC para
debater a pauta do ANDES-SN, com especial destaque a questão da recomposição dos
orçamentos (conjuntamente com Jornada dos aposentados).
4/4 – Encontro das Universidades sob Intervenções em Brasília com construção
de audiência pública junto ao MEC.
10 a 14/4 – Semana de Luta e Ocupação das IFES.

12/4 – Dia Nacional de paralisação com a pauta do revogaço e dos
orçamentos, com roda de conversa, aulas públicas, apresentações artísticas culturais, panfletagens, faixaços, assembleias e debates.

Assembleia Docente na UFRGS

A campanha salarial e o andamento da Mesa Permanente de Negociação foram pautas de Assembleia Geral Docente promovida pelo ANDES/UFRGS na quinta-feira (2), na qual foi deliberada, por unanimidade, a importância da luta unificada e o reajuste de 26,94%, assim como a continuidade de uma agenda de negociações que traga as perdas históricas salariais para viabilizar aumento real de salário.

As e os participantes aprovaram, ainda, que o reajuste de auxílio-alimentação não entre na mesma rubrica orçamentária do reajuste salarial, como já defendido pelo ANDES-SN.  Os outros pontos aprovados foram a defesa da paridade do reajuste a ativos e inativos, a recuperação da luta pela linha única no contracheque, a luta por melhores condições de trabalho e a continuidade da mobilização da categoria.