A partir de uma deliberação do 12º Conad Extraordinário, realizado nos dias 2, 9 e 16 de julho, o ANDES-SN contribuirá para o Projeto Nacional Cozinhas Solidárias do MTST, para a aquisição de alimentos e quentinhas do MST e com iniciativas semelhantes dos movimentos sociais de combate à fome.
A ação solidária, proveniente do caixa nacional da entidade, será de R$ 5 mil mensais para cada iniciativa, com limite total de R$ 35 mil até o próximo Congresso do Sindicato Nacional.
Além da distribuição de refeições, o projeto do MTST promove o cultivo de hortas urbanas comunitárias nas periferias, que subsidiam a produção das receitas e, quando excedente, contribuem com o abastecimento de outras comunidades.
Engajamento regional
As e os docentes que participaram do Conad deliberaram, ainda, que as seções sindicais avaliem a possibilidade de realizar iniciativas de solidariedade e combate à fome em suas regiões, com repasses do ANDES-SN. O ANDES/UFRGS está organizando a ação local e divulgará o projeto a ser beneficiado em breve. Aceitamos indicações de iniciativas de combate da cidade, que podem ser enviadas para andes@ufrgs.br.
Em paralelo, a Seção Sindical segue apoiando a campanha UFRGS contra a Fome, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB-UFRGS) com contribuição de outras entidades representativas na Universidade. O próximo drive-thru será realizado no dia 7 de agosto, na ESEFID, das 9h às 13h. Além de alimentos e equipamentos eletrônicos, esta edição arrecadará roupas de inverno e cobertores.