O ANDES-SN convoca toda a categoria a se juntar à Jornada Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos, da vida a à frente dos lucros, e pela vacinação imediata de toda a população. As atividades acontecem desde domingo (24) e vão até o dia 1º de fevereiro. A mobilização está sendo organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), integrado pelo Sindicato Nacional.
Além de servidores e servidoras federais, participam das ações as coordenações dos fóruns estaduais, reunindo trabalhadores(as) estaduais e municipais, centrais sindicais e movimentos sociais.
“O Brasil, governado pela política anticiência e genocida, por fake news e autoritarismo, tem além de levado a morte de milhares de pessoas, aumentado o desemprego, o subemprego e a miséria. Mesmo diante desse quadro, o governo federal adota como política o não planejamento para a compra de vacinas e insumos, atrasando o processo de imunização da população e colocando ainda mais vidas em risco. Ao mesmo tempo, despreza a condição de vida dos mais pobres e finaliza o auxílio emergencial”, lamenta o ANDES-SN, em nota divulgada na sexta-feira (22).
Agenda de mobilização
Na terça-feira (26), às 10 horas, será realizada Mesa virtual do Fonasefe no Fórum Social Mundial , com a participação de dois especialistas em vacinas e epidemiologia. Para acompanhar, clique aqui. Às 17h, o ANDES-SN irá participar do painel “Vacina como direito fundamental na agenda da educação pública brasileira”.
Em 1º de fevereiro, acontece o Dia Nacional de Lutas em defesa da vacina para todas e todos, com novas carreatas em diversos estados e ato em Brasília, na Câmara dos Deputados. Uma vigília será montada em frente ao Anexo 2 da Câmara para acompanhar a eleição à presidência da Casa, marcada para acontecer presencialmente na mesma data.
“Essa vacina deve ter um plano nacional de imunização, organizado pelo governo federal, deve ser produzida e financiada pelo Sistema Único de Saúde, com valorização dos nossos centros de ciência e pesquisa, dos nossos cientistas. E essa é uma pauta que hoje, por ser tão urgente e tão necessária, pois dialoga também as consequências da pandemia, a morte, a fome, o desemprego, a falta de perspectiva e a retirada de vários direitos. Por isso, é urgente e necessário que a gente encabece essa mobilização”, afirma Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN.
Outras lutas, que já vinham sendo travadas no ano passado por servidoras e servidores, seguem na pauta este ano. Passada a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, a perspectiva é que Congresso Nacional retome o debate sobre a Reforma Administrativa.
“A luta contra a reforma e em defesa dos serviços públicos segue na nossa agenda de luta, por entendermos que essa reforma tem um impacto imenso não só para os servidores e servidoras, mas para o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. Convocamos todas e todos para as mobilizações. É fundamental o engajamento das e dos docentes e de todos trabalhadores e todas trabalhadoras, porque nós temos uma pauta muito intensa e muito urgente para 2021”, conclama Rivânia.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, a semana de mobilização inclui atos simbólicos em frente a agências da Caixa Econômica Federal na manhã de quinta-feira (28), com distribuição de panfletos cobrando a manutenção do Auxílio Emergencial e a defesa dos serviços públicos e das estatais ameaçadas de privatização. Na sexta (29), às 18h, haverá Caminhada das Cruzes, com concentração no Largo Glênio Peres, lembrando os mais de 10 mil mortos por covid-19 no Rio Grande do Sul durante a pandemia. No final de semana, uma biclicletada está sendo organizada para começar no Parque da Redenção. Mais informações serão divulgadas em breve.
No último sábado (23), mais de mil veículos tomaram as ruas da capital gaúcha em carreata contra Bolsonaro. Acompanhando os buzinaços, palmas e panelaços foram ouvidos durante o percurso, que ocorreu pelos bairros Centro, Cidade Baixa, Bom Fim e Moinhos de Vento. Houve carreatas também em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Viamão, Rio Grande, Passo Fundo, Osório e Santo Ângelo, assim como em vários outros estados.
Confira o Calendário de lutas e mobilizações para os próximos dias
26/1 – Mesa do Fonasefe no Fórum Social Mundial, às 10h, e painel “Vacina como direito fundamental na agenda da educação pública brasileira”, com participação do ANDES-SN, às 17h.
29/1 – Caminhada das Cruzes, com concentração no Largo Glênio Peres, às 18h.
30 e 31/1 – Mobilização nos estados organizada pelos Fóruns Estaduais e Entidades de base estaduais e municipais.
1/2 – Dia Nacional de Luta em defesa da Vacina para todos e todas:
10 h – Carreata em defesa da vacina para todos e todas.
14 h – Ato em Brasília na porta do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, protocolando a entrega do manifesto do Fonasefe aos candidatos a presidente do Legislativo e início de vigília nacional.
20 h – Panelaço nacional.