20 de novembro é dia de mobilização antirracista

No sábado (20), Dia da Consciência Negra, negros e negras protagonizam atos antirracistas em todo país. Em Porto Alegre, a Marcha Independente Zumbi Dandara terá início em frente ao Mercado Público, às 15h30. Na UFRGS, será realizada a tradicional foto das negras e negros da UFRGS, às 13h, no vão da Reitoria. Logo depois, concentração às 13h30 na Faculdade de Educação (Faced), para caminhada até a marcha.

Para dizer não ao preconceito e ao racismo, convocamos todas e todos a participarem da agenda de mobilização.

Novembro Negro terá atividades até 17 de dezembro na UFRGS

A programação do Novembro Negro na UFRGS, que teve início no dia 1º, segue até 17 de dezembro com atividades sobre antirracismo, feminismo, reforço da identidade e valorização da cultura da população negra.

Com agenda voltada à comunidade de dentro e fora da Universidade, o Novembro Negro é realizado desde 2017 na UFRGS, buscando fortalecer a luta diária pela equidade étnico-racial no ambiente acadêmico. Neste ano, a programação soma quase 60 atividades, com pautas como racismo estrutural e institucional, negritude no ensino superior e impactos da pandemia de covid-19 na população de pretos e pardos.

O retorno do Brasil ao mapa da fome, incluindo o fim de programas de assistência social e o aumento da inflação no preço dos alimentos, também faz parte dos debates.

Programação

Nesta quarta-feira (17), acontece o Fórum Latino Americano e Caribenho: – “Direitos Humanos, Participação Popular, Práxis Antirracista”, às 17h, e a conversa virtual Diálogos Negros Apresenta: O Contexto Histórico Da Musicalidade Preta Do RS”, às 18h30, entre outras atividades.

Para ver a programação completa, acesse aqui.