13º CONAD Extraordinário reafirma Porto Alegre como sede do 40º Congresso do ANDES-SN

Por votação da ampla maioria dos participantes do 13º CONAD Extraordinário do ANDES-SN, Porto Alegre foi reafirmada como sede do 40º Congresso do Sindicato Nacional, que deverá acontecer presencialmente em março de 2022. O evento, instância máxima deliberativa do Sindicato Nacional, não é realizado desde fevereiro de 2020.

“Nós, da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, manifestamos alegria e muita disposição em receber nossos colegas que virão de todo o Brasil, discutir as questões que hoje mobilizam a nossa categoria. Será um momento para reforçarmos a resistência à intervenção na Universidade”, analisa a professora Cristina Carvalho, vice-presidente do ANDES/UFRGS.

“Serão dias de muito trabalho para discutirmos, juntos, as estratégias para defender a universidade que queremos, com ensino superior público, gratuito, laico, de qualidade, orientada para as necessidades do povo brasileiro bem como para a defesa intransigente da autonomia na universidade”, acrescenta.

O 13º CONAD Extraordinário ocorreu em formato virtual, nos dias 15 e 16 de outubro. A decisão de realizar o evento na capital gaúcha já havia sido tomada no 39º Congresso. Já no 12º CONAD, ocorrido em julho, a plenária definiu por manter o formato presencial, caso haja condições sanitárias.

Outras deliberações

As delegadas e os delegados também decidiram remeter a definição do plano sanitário e demais questões específicas do 40º Congresso à comissão organizadora, que será formada por representantes da Direção Nacional e do ANDES/UFRGS.

Deliberaram, ainda, pelo convite a uma delegação de duas pessoas da Central de Trabalhadores de Cuba para participar do 40º Congresso, como apoio ao povo local, que resiste há mais de 60 anos ao embargo econômico imposto pelos Estados Unidos e enfrenta situações ainda mais precárias na pandemia.

Entre as moções aprovadas os delegados e delegadas declararam apoio à defesa do Memorial Luís Carlos Prestes em Porto Alegre (RS), memória viva das lutas populares do povo brasileiro.